História

Danilo Amarelo (Amarelinho)

Começou a Capoeira no início do ano de 2006, em sua terra natal, Belo Horizonte, junto com seu amigo de longa data Marcelo (Gato Pardo), sendo membro e colaborador da casa "Terreiro Cultural Filhos da Capoeira" desde sua criação até os dias de hoje. Iniciou seu aprendizado com o professor Vinícius (Meque) na UFMG, e continuou a treinar com o professor Alexandre (Cabaça). Já participou de diversos encontros de Capoeira, apresentações culturais, rodas de capoeira, sambas de roda e vivências com os mestres antigos e amigos em diversos locais do Brasil e do mundo. Tem como suas principais referências muitos mestres antigos da Bahia que já se foram, como por exemplo, o Mestre BIGODINHO (a relação de mestres encontra-se na página "Referências"), e também muitos que ainda estão aqui conosco, sendo de fundamental importância citar os Mestres: FELIPE de Santo Amaro, IVAN de Santo Amaro, LUA RASTAJAIME de Mar Grande, Lua de BobóJoão Grande, Boca RicaAnaniasGigante, Ras Ciro, Moa do Katendê, KK BonatesRusso de Caxias, Peixe, Dois Cruzeiros, ZelãoNenel, Dunga, Véio, entre outros.

Através da primeira oficina de berimbaus realizada pelo Terreiro Cultural Filhos da Capoeira em 2006, começou a aprender a fabricá-lose desde então procura manter esse trabalho. Buscando conhecimento nos mestres antigos, se especializou no estudo dos toques de Berimbau, seus fundamentos ritmos, assim como na bateriaharmonia e cantoria da Capoeira. Atualmente estuda e trabalha também na fabricação de outros instrumentos, artesanatos, camisas, desenhos e pinturas, desenvolvendo peças únicas e originais para crianças, adultos, escolas, e grupos de Capoeira.

BERIMBAUS - Amarelinhohttps://www.facebook.com/berimbaus.amarelo

Criador e administrador do blog Terreiro Cultural Filhos da Capoeira: http://filhosdacapoeira.blogspot.com/
Designer Gráfico, Comunicador Social, e Gerenciador de todos os trabalhos desenvolvidos para a internet da casa "Terreiro Cultural Filhos da Capoeira" desde 2006.

A partir do ano de 2007, começou a participar de aulas e atividades de Capoeira para crianças e para pessoas com necessidades especiais, convidado pelos professores Ricardo (Riscadin) e Vinícius (Meque), como também foi convidado para participar do trabalho realizado pelo amigo Mestre Boca Rica (CDO Barcelona), que além de aulas para crianças e para pessoas com necessidades especiais, realizou oficinas de Capoeira e confecção de instrumentos em diversas escolas de Belo Horizonte enquanto esteve morando na cidade.

Participante ativo desde o começo da RODA DO PARQUE! Movimento libertário e subversivo da Capoeiragem de Rua iniciado e comandado pelo seu amigo e padrinho de Capoeira Hilton (Teimosia) no início de 2007 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, que conta com a participação e colaboração de vários amigos, como, RiscadinGato PardoSerjião, PC, Cabaça, e de diversas pessoas de outras escolas de capoeira que passaram na roda ao longo do tempo. Atualmente, essa roda está prestes a completar 6 anos de resistência e muita alegria no ano de 2013. A Vadiage do Povão! Sem bandeiras, nem fronteiras...

Participou do Festival de Artes Negras (FAN) de Belo Horizonte no ano de 2007, que contou com a presença dos Mestres Lua Rasta, Ivan de Santo Amaro, e Tim da Ilha de Itaparica, como também dos amigos Budião, Sapoti e Morto. Nesta época, essa galera da Bahia e os amigos do TCFC tiveram a oportunidade de visitar o "Quilombo do Açude" na Serra do Cipó, onde o Mestre Lua Rasta se reencontrou com a nossa querida Dona Mercês, guardiã do "Candombe", a cultura ancestral daquele povo. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos nós e desde então continuamos mantendo o contato e estreitando os nossos laços.

Participou ativamente da ação cultural no espaço Quilombo Urbano, uma praça no Bairro Colégio Batista entre as Ruas Ubá e Sabará, onde um grupo de amigos fizeram um trabalho de revitalização e socialização que começou em abril de 2007; Esta ação já conseguiu a aprovação de um projeto de revitalização do lugar através do Orçamento Participativo da PBH de 2008, e em 2013 finalmente as obras estão em andamento.

No ano de 2008, fez parte da Associação Educação e Cultura (AEDUCque trabalha com a diversidade humana, a preservação da cultura e a inclusão social, junto com os professores Danilo Nacif, Vinícius (Meque), Ricardo (Riscadin) e Alexandre (Cabaça). Atuando em diversos segmentos sociais, tendo a capoeira e manifestações populares afins como objeto principal de intervenção.

Idealizador e coordenador do Projeto do CD Mestre Waldemar "Eu cantei a capoeira" junto com seu padrinho de Capoeira Hilton (Teimosia), uma ação independente e voluntária, sem fins lucrativos, que se iniciou no final do ano de 2008 com a finalidade de ajudar o Mestre Bigodinho, discípulo do Mestre Waldemar, em parceira com o Atelier Mestre Lua Rasta. Um projeto que deu certo!


Desde o ano de 2009 esteve ao lado de seu professor Alexandre (Cabaça) ajudando-o a desenvolver seu trabalho de Ensino da Capoeira para pessoas com necessidades especiais, na Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova, no Núcleo de Atividades Especiais Reeducativas e Atendimentos (Na Era), e no Centro de Estimulação Especial Unidade Pedagógica (Brincar) em Belo Horizonte.

Participou do III Encontro do Recôncavo em homenagem ao Mestre Felipe de Santo Amaro, realizado pelo Atelier Mestre Lua Rasta, em novembro de 2009, do Bando Anunciador da Capoeira Angola de Rua comandado pelo Mestre Lua Rasta, e de diversos encontros, rodas de Capoeira e Samba na Bahia, como por exemplo a "Roda do Terreiro de Jesus"comandada pelo Mestre Lua Rasta, a "Roda do Rio Vermelho" comandada pelo amigo Sapoti"Roda da Ilha", comandada pelo amigo Guaxini, o "Encontro de Capoeira Malta da Serra", realizado pelo amigo Lucianoetc... Nesta viagem, conheceu vários mestres, conviveu e interagiu com vários capoeirista da Bahia e do mundo, se reencontrou com o Mestre Ivan de Santo Amaro, e através da oportunidade proporcionada pelo Mestre Lua Rasta, teve também a honra de conhecer o Mestre Bigodinho (Reinaldo Santana) e família, com quem passou alguns momentos muito próximos, de muito aprendizado e de extrema importância para a sua formação como capoeirista.

Em 2010 deu continuidade ao estudo, pesquisa, prática e difusão da Capoeiragem, Samba e Cultura Popular, participando ativamento dos treinos, bandos, rodas e atividades do TCFC e das Rodas do Parque Municipal de BH. Participou do encontro "De Vento em Popa Tocando no Tempo. Capuêra Angola: Arte do Saber" Promovido por Mestre Jaime de Mar Grande e sua turma, onde foi comemorado os 6 anos de fundação da ACCAP, realizado na Ilha de Itaparica em janeiro de 2011, e de diversos encontros, rodas de Capoeira e Samba nesta outra passagem pela Bahia, como por exemplo a "Feijoada da ACANNE", o "Festival Angoleiros do Mar", a "Roda da Ilha", a "Roda do Terreiro de Jesus", a "Roda do Rio Vermelho", a "Festa para Iemanjá", etc... Neste período ficou na Bahia por mais de 2 meses, visitou os mestres Boca Rica de Pastinha, Ciro, Renê, Pelé da Bomba, Nenel, entre outros... E novamente teve a oportunidade de reencontrar alguns amigos e vivenciar momentos únicos com suas mais importantes referências na Capoeiragem, os Mestres Lua Rasta, Felipe e Ivan de Santo Amaro, que mais uma vez proporcionaram um encontro mágico em Acupe com o Mestre Bigodinho antes de seu falecimento.

Participou de todos os encontros realizados no Terreiro (TCFC) desde sua criação, de 2006 à 2013, realizados com diversos amigos e capoeiristas de todo o Brasil, como por exemplo, o "Intercâmbio Cultural Terreiro-Casarão" com o amigo Dois Cruzeiros e a galera de Niterói, o "Pisa no Massapé" com o amigo Luciano Guimarãesa confraternização no final do ano de 2011 "Camunjerê vosmicê como tá", com os amigos Boca Rica (CDO Barcelona) e Capacete (Matumbé Barcelona), e o "I e II Encontros de Capuêra Angola Paraguassu em BH" realizados pelo Mestre Jaime de Grande e seus alunos em BH, que contaram com a participação da galera do TCFC.

Participou de diversas rodas e encontros do "Casarão", escola de Capoeira Angola em Niterói, comandada pelo amigo Dois Cruzeiros entre os anos de 2008 e 2013, onde teve a oportunidade de conhecer diversos mestres, capoeiristas e fazer novas e duradouras amizades.

Passou 6 meses na Europa, de Junho à Dezembro de 2012, em alguns países como, Espanha, Rússia, Ucrânia, Polônia e Alemanha. Em cada cidade onde esteve, visitou diversas escolas e participou de várias rodas, vivenciando a Capoeira de cada lugar com muito respeito, e com a intenção de continuar aprendendo e espalhando a semente da cultura popular de raíz. Ministrou vivências e aulas de Capoeira e Samba em Barcelona, e em Kiev, onde teve contato com pessoas de toda parte do mundo e o resultado foi muito positivo.

Voltando ao Brasil, esteve no Rio de Janeiro por 2 semanas antes de retornar à Belo Horizonte, e vivenciou várias rodas de Capoeira e treinos com a galera do Rio e Niterói. Hospedado no Casarão do amigo Dois Cruzeiros mais uma vez, teve a oportunidade de treinar, dar aula, participar de apresentações e da gravação do primeiro CD do Casarão, e junto com esses amigos realizou o sonho de conhecer e participar da Roda Livre de Caxias, por dois domingos seguidos. Foram ótimas vivências que proporcionaram um aprendizado gigantesco, além do início de mais algumas ótimas amizades dentro do mundo da Capoeiragem. Na companhia do amigo Artur Xavier teve a chance de conhecer e socializar com quase toda a galera da capoeira angola do Rio de Janeiro, reencontrando alguns amigos e participando de diversas rodas, como a Roda do Arpoador em Homenagem à Zumbi, Roda do Marrom e Alunos, Roda do Kabula Roda do LavradioRoda do N'goloRoda da LagoaRoda do Ilê de Angoladentre outras.

Desde o início do ano de 2012, manteve o trabalho de Capoeira para Crianças iniciados pelo professor Vinícius (Meque)no Centro Educacional Iza Rizzotti, no bairro Itapoã, em Belo Horizonte, que continuaram até o final no ano de 2013. No período que esteve fora do país, o trabalho esteve sob a coordenação do amigo e parceiro de Capoeira, Gato Pardo, que atualmente está residindo na Alemanha. Coordenou as aulas e atividades de Capoeira e Cultura Popular para pessoas com deficiência ou necessidades especiais da Escola Estadual Dona Argentina Vianna Castelo Branco, de 2013 à 2014, no bairro Serra.

No ano de 2014, fundou a Escola Cultural Herança Ancestral, e durante o mês de Janeiro de 2015, ao lado do amigo e percussionista Pedro Campolina (coordenador do grupo de estudos e banda Coco da Gente), viajou pelo nordeste para continuar sua Pesquisa na Capoeira, tendo visitado os Mestres Felipe e Ivan em Santo Amaro, Lua Rasta em Salvador, e Lua de Bobó em Arembepe, Bahia. Também passou pelos estados de Alagoas e Pernambuco dando continuidade aos Estudos do Coco, e visitou diversos mestres e grupos que zelam por essa manifestação cultural tão rica e bela, que é "irmã" da Capoeira.


Atualmente coordena a Escola Cultura Herança Ancestral, o grupo de estudos do Samba do Recôncavo Baiano e banda Herança Ancestral, dá aulas de Capoeira, Percussão e Cantoria no Galpão Cultural da Academia Fit Fight, é membro do grupo de estudos e banda Coco da Gente, do projeto Cultura Especial (Equipe Especializada em trabalhos para pessoas com deficiência ou necessidades especiais), e ministra aulas de Capoeira para Crianças na Escola Vila Verde.

"
Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista" Mestre Pastinha
"Antes um pouco continuado do que muito de uma vez" Mestre Bigodinho

"Eu não, eles que brigavam!" Mestre Waldemar

Amarelinho em sua última visita e vivência com o Mestre Bigodinho. 
Acupe, Bahia, Brasil | Fevereiro de 2011. Agradeço de coração os 
Mestres FELIPE e IVAN de Santo Amaro por terem proporcionado este encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário