Trabalhos

Danilo Amarelo | Agente Cultural e Educador

Atualmente coordena os trabalhos de Ensino da Capoeira e Cultura Popular da Escola Cultura Herança Ancestral, no Galpão da Academia Fit Fight, no bairro União, em Belo Horizonte. É também membro do grupo de estudos e banda Coco da Gente, do projeto Cultura Especial (Equipe Especializada em trabalhos para pessoas com deficiência ou necessidades especiais), ministra aulas de Capoeira para Crianças na Escola Vila Verde, e é coordenador do grupo de estudos e banda Herança Ancestral Samba do Recôncavo Baiano.

Participando ativamente dos treinos noturnos do Terreiro Cultural Filhos da Capoeira, no bairro Santa Efigênia, e das diversas atividades realizadas na casa, como o estudo, pesquisa, prática e difusão da Cultura Popular em geral (Capoeira, Samba, Jongo, Maculelê, etc).

Ativista, zelador e praticante da Capoeiragem de Rua, continua participando desde o começo da Roda do Parque, movimento libertário e subversivo da Capoeiragem de Rua iniciado e comandado pelo meu amigo e padrinho de Capoeira Hilton (Teimosia) no início de 2007 em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, que conta com a participação e colaboração de vários amigos e de diversas pessoas de outras escolas de capoeira que passaram na roda ao longo do tempo. Atualmente, essa roda está prestes a completar 6 anos de resistência e muita alegria no ano de 2013. A Vadiagem do Povão! Sem bandeiras, nem fronteiras...

Focado principalmente na Capoeiragem de Rua, no respeito às diversidades, no estudo, pesquisa, prática e difusão da Cultura Popularprocurando estabelecer contato com pessoas de diferentes regiões e origens, mantendo amizade com vários capoeiristas e mestres de todo país. Realizando periodicamente viagens para a Bahia, Rio de Janeiro, e outros lugares do Brasil, com o objetivo de continuar o aprendizado da Cultura Popular em geral, buscando sempre participar quando possível das Rodas de Rua da Capoeira, como por exemplo, a Roda de Rua da Praça 7, em BH, comandada pelo folclórico Mestre Dunga, a Roda do Terreiro de Jesus, na Bahia, comandada pelo Mestre Lua Rasta e o Bando Anunciador da Capoeira Angola de Rua, a Roda do Rio Vermelho, na Bahia, comandada pelo camarado Sapoti e o Bando Tupinambá, e a Roda Livre de Caxias, no Rio, comandada pelos Mestres Russo, Peixe, Velho e a galera de Caxias.

Buscando novas oportunidades em escolas e instituições da cidade, realizando experiências, vivências e oficinas que visam também o estudo, pesquisa, prática e difusão da Cultura Popular em geral, espalhando e plantando a semente das manifestações populares dentro do ambiente escolar, promovendo a socialização e interação entre todas as pessoas sem distinção ou preconceitos, crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Trabalhando também com a Fabricação de Berimbaus (minha especialidade), e outros instrumentos, artesanatos, camisas, desenhos e pinturas. Desenvolvendo peças únicas e originais para crianças, adultos, escolas, e escolas de Capoeira.

HERANÇA ANCESTRAL | SAMBA DO RECÔNCAVO BAIANO, CAPOEIRA E CULTURA POPULAR
Site: www.escolaancestral.com.br
Facebook: https://facebook.com/ancestralheritage

ARTE ANCESTRAL | BERIMBAUS - Amarelinho
https://www.facebook.com/berimbaus.amarelo

"8 anos depois o mestre (Aberrê) disse assim: -É o seguinte meu filho, você corre esse lugar aí, o que você ver e gostar, você fica pra você, se você não gostar deixa pra lá. -Então eu ia olhando os capoeira. Eu jogava, perguntava..." Trecho do livro "Canjiquinha - A alegria da Capoeira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário