terça-feira, 24 de julho de 2012

Reflexão - MÃE CAPOEIRA

A Capoeira me ajuda a entender a simplicidade da vida... Um aprendizado eterno, onde cada qual busca sua libertação, de si mesmo... Cada um compreende a Capoeira de acordo com o que busca, consegue e quer enxergar... Uma luta, arte, dança, cultura, que vai além dos nossos pensamentos... Uma coisa tão gigantesca e diversificada, que não tem definição única... Uma mãe... para todos que se sentem como filhos dela... filhos da capoeira... O fundamento, a essência, as raízes, os ensinamentos dos antigos, o respeito aos ancestrais, a naturalidade e a espontaneidade, são importantíssimos para a continuidade da mesma como uma prática alegre e respeitosa, como também para a conquista de uma forma de vida libertária, simples, com um sentido coletivo... Muitcha gente me ensina, muitcho tenho a agradecer e a aprender, para sempre... Eu sei muitcho pouco, mas "antes um pouco continuado do que muito duma vez", e só quero ser o mais simples possível, o menos capitalista possível, e fazer o bem... Não sei se um dia vou ajudar alguém com meu pequeno entendimento das coisas, não sei se um dia vou conseguir ser o que eu realmente gostaria de ser, e não quero nunca ser melhor que ninguém... Eu não posso afirmar nada, mas tenho certeza que a sementinha da Capoeira já está plantada e enraízada dentro do meu coração... Capoeira pra mim é sentimento, ação, revolução, equilíbrio, harmonia, paz, amor, amizade, etc... É muitcho mais, que nem dá pra escrever, nem pra falar... é a minha vida, a sua, do outro, é um grito contra a opressão, contra o preconceito, contra o racismo, contra o império, contra a forma decadente de viver da humanidade... Uma coisa infinita que muda constantemente através dos tempos sem perder o conteúdo, uma arma poderosa que o ser humano criou para se libertar das suas próprias limitações... As vezes penso que nem ser humano eu sou, será que eu sou um capoeirista mesmo? Talvez, eu apenas queira ser... Ser HUMANO, um CAPOEIRA...


(A)Marelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário